domingo, 13 de janeiro de 2013

As Camponotus





Nome científico: Camponotus spp.
Espécie muito interessante para criação em formigários por ter um tamanho relativamente grande e pelo ninho se adaptar facilmente ao estilo de criação limpa. A rainha mede em torno de 20mm. São polimórficas (polimorfismo é a ocorrência de tamanhos muito distintos entre as formigas) , medindo em média, de 3 a 17 milímetros. Sua coloração varia do amarelo claro ao preto. Pode ser tanto monogínicas (uma rainha) como poligínicas (várias rainhas). Suas colonias pode chegar a milhares de indivíduos (em média 2.500 indivíduos). Existem espécies de habitos diurnos e noturnos. Basicamente, para todos os gostos!
São tidas como pragas, pois gostam de fazer seus ninhos em madeira (daí o nome carpinteiras), destruindo mobílias, portas e afins, mas tambem fazem ninhos em aparelhos elétricos, livros e qualquer outra coisa que tiver alguma estrutura na qual possam tomar vantagem.
Algumas vezes constróem apenas ninhos paralelos dentro das casas, tendo seus ninhos principais em arvores, onde fica a formiga rainha com a qual mantem uma ligação.
Vivem de 2 a 6 meses, a rainha pode chegar a 20 anos!
Estão divididas em castas de rainha, trabalhadoras, soldados (trabalhadoras grandes) e machos alados.
Alimentação

Não se alimentam de madeira ao contrário do que muitos imaginam. Sua alimentação consiste basicamente de insetos e seiva doce de plantas. Elas possuem um esôfago muito comprido e fino, o que lhes impede de se alimentar de certos tipos de sólidos.
Se alimentam também de substâncias açucaradas, ovos, carnes, sementes, fungos,honeydew (liberado por animais como pulgões), néctar e moscas.
Sua alimentação favorita em cativeiro é de mix de mel (1/2 de mel para 1/2 de água), insetos, frutas, sucos e doces.



Fatos interessantes

Formigas carpinteiro estão se tornando mais rara, uma vez que seu habitat natural esta sendo destruido rapidamente.
Não possuem ferrão, mas são capazes de esguichar ácido fómico.
Uma colonia de formigas carpinteiras demoras alguns anos para se desenvolver completamente.
Colonias ja desenvolvidas possuem ninho principal, onde fica a rainha e a maioria dos ovos e ninhos satélites, que seriam os que mais aparecem em casas (até dez).
Temperatura ideal: por volta dos 25
° C.

Um comentário:

lucas alves disse...

muito interessante acabei de saber pq a minha nao e preta e sem clara e pq as cores variam muito legal.