sábado, 10 de novembro de 2012

A troca de casa

Hoje eu encontrei uma sociedade de lava pé no meu quintal elas estavam trocando de ninho,tirei umas fotos mas não ficaram muito boas, mas eu achei muito legal
daqui que elas saiam


e vinham pra cá

algumas operarias com pupas

essas são da rainha e um monte de operarias atrás 







              comentem por favor

Capturei a rainha o que eu faço

  1. Um local sem saída,escuro,arejado (pra sua rainha não morrer sem ar) e  úmido (um algodão molhado, não encharcado da conta)
  2. Paciência (uma rainha pode demorar um mês e meio para ter sua primeira operaria, quando tiver a primeira operaria pode alimenta-las antes disso não precisa mas se quiser)

                Quando tiver umas 3 operarias pode transferi-las para um formigário de gesso, horizontal, vertical, etc. e torça para que sua rainha consiga e tenha umas como essas 
COMENTEM POR FAVOR

Como identificar uma rainha


Você sabe como identificar uma rainha ? Se sabe meus parabéns, agora se não sabe preste bastante atenção !

                                                     Legenda:
                                                                  Vermelho: Cabeça
                                                          Verde: Tórax
                                                              Roxo: Abdômen
  • O tamanho das Camponotus é cerca de 1,0 a 2,0 cm, a cor depende da espécie.
  • Cabeça bem desenvolvida para fazer varias tarefas enquanto não nascem as primeiras operárias !
  • Tórax bem desenvolvido para abrigar as asas que são usadas apenas para voo nupcial, depois de ser fecundada arrancam as asas (algumas podem continuar com as asas, mais depois de um tempo retiram ela ).
  • Abdômen bem desenvolvido para abrigar grande quantidade de esperma que ira fertilizar os ovos que darão origens a soldados, operárias medias, operárias pequenas e princesas. 
Ai você pode estar  pensando, ele esqueceu de por machos ali, não, não esqueci continuem lendo e vocês vão saber !

 Camponotus Vagus Vagus, ainda com asas saindo do formigueiro para o voo nupcial !

Os machos nascem por ovos também, mais por Partenogénese (refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião sem fertilização).Os machos herdam todos os genes que possuem da “mãe”(Rainha), uma vez que não houve necessidade de fecundar com o esperma armazenado !
  • Eles tem cabeças muito pequenas, pois não precisam desenvolver muitas tarefas, apenas precisam se alimentar para ficarem forte, assim poder realizar o voo nupcial.
  • Tórax bem desenvolvido para abrigar as asas.
  • Abdômen não muito desenvolvido e achatado, pois eles apenas precisam produzir esperma para fertilizar as rainhas, depois do voo nupcial eles se reúnem em grupos e morrem ! E também tem as pernas bem alongadas !


 
Essas são as operárias pequenas ou enfermeiras. 

  • Cabeça não muito desenvolvida, pois elas precisam apenas cuidas dos ovos, larvas e pupas e também ajudam na procura de alimento !
  • Tórax não desenvolvido pois não precisam de asas para fazer voo nupcial, pois são fêmeas estereis ou seja não põe ovos para dar origem a outras operarias, servem apenas para abrigar as patas !
  • Abdômen não muito desenvolvido, apenas para abrigar seu órgãos internos e uma grande "bolsa" para coletar substancias doce dos pulgões !  

 Essas são as operárias medias.

  • Cabeça um pouco mais desenvolvida que as operárias pequenas, mandíbulas potentes para fazer tuneis e câmaras na madeira também ajuda a coletar insetos para dar para as larvas !
  • Tórax não desenvolvido pois também não precisam de asas para realizar o voo nupcial apenas para abrigar as patas !
  • Abdômen não muito desenvolvido, apenas para abrigar os órgãos internos e a "bolsa" de coleta ! 

Essas são as operárias grandes ou soldados.
  • Cabeça desenvolvida para defender as entradas da colônia e atacar animais maiores que passam ou tentam entrar na colônia ! Também pode ajudar a coletar insetos !
  • Tórax não muito desenvolvido apenas para abrigar as patas.
  • Abdômen não muito desenvolvido apenas para abrigar os órgãos internos, e a "bolsa" de coleta (que é menor que nas outras operárias).

PRONTO AGORA QUE JÁ SABE IDENTIFICAR UMA RAINHA, VÁ A PROCURA DA SUA. AH, LEMBRE-SE QUE AS CAMPONOTUS  TEM HÁBITOS NOTURNO E SÓ APARECEM EM UM DIA DE CALOR DEPOIS DAS CHUVAS  
eu peguei este poste da blog a sociedade das formigas
COMENTEM POR FAVOR

revoadas

Ontem estava chovendo, mas na hora da prova de matemática, um monte de formigas voando na CHUVA (não peguei nada) e quando cheguei em casa, a noite, uma revoada de festinatus, dentro da minha CASA mas eu fiquei com sono e fui dormir (fiquei decepcionado comigo mesmo).
             COMENTEM POR FAVOR

Inicío

Ola meu nome é Yuri eu tenho 13 anos e resolvi fazer um blog sobre formigas pois como já fui iniciante eu sei que é difícil eu estou tentando ajuda-los e vou mostrar um pouco sobre minhas rainhas(só tenho uma)
 COMENTEM POR FAVOR